Uma análise bíblica sobre a cobiça.
TEXTO: 1 Reis 21.1-7.
I. INTRODUÇÃO:
Existe um conflito próprio da experiencia humana. De acordo com Paulo, "trata-se de uma guerra entre duas forças opostas que ele chamava de carne e espírito" (Barclay, 1988). "Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis" (Gálatas 5:17).
A cobiça, constitui-se num desejo irreprimível, inquietante, ansioso, voraz, de possuir algo para além dos limites. Tudo nasce a partir da percepção, da constatação do atraente, do desejo que cresce silencioso no mundo dos pensamentos alimentado pelas janelas da alma, os olhos: "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 João 2:16). Nesse estágio de desenvolvimento desse sentimento maligno, a concupiscência, isto é, o desejo desenfreado já dominou e preencheu todos os espaços da alma, restando apenas a força do "querer possuir" acima de qualquer coisa.
A pessoa malignamente possuída diz " - Essa coisa tem que ser minha" ou " - Esse alguém tem que ser meu!". Deus, o Criador, já antevia quão comum essa situação poderia se manifestar em Israel: "Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo"
(Êxodo 20:17).
II. ANÁLISE TEXTUAL
1 Reis capítulo 21, versículos 1-7.
1. Nabote, o jezreelita, possuía uma vinha ao lado do palácio que Acabe, Rei de Samaria. Nabote não é mencionado em nenhum outro lugar a não ser neste capítulo. Era um judeu temente a Deus, proprietário de uma vinha em Jezreel que fazia limites com o palácio de inverno do Rei Acabe.
2. Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Acabe tinha, é claro, direitos legais e morais de tentar comprar a vinha de Nabote. Sua grande transgressão estava em ter deixado de respeitar o direito e privilégio do seu vizinho de recusar sua oferta. A Bíblia nada conhece da hedionda doutrina política de que o indivíduo existe para o estado. Acabe fez uma proposta de negócio ao seu vizinho, oferecendo-lhe pagar pela propriedade em dinheiro ou trocá-la por outra vinha.
3. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Nabote recusou-se, com base na religião, a vender a vinha a Acabe porque Deus proibira aos judeus de venderem sua herança de família (Lv. 25:23-28; Nm. 36:7 e segs.).
4. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. Com modos emburrados e infantis, o rei voltou para o seu palácio, desanimado diante da recusa de Nabote.
4. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. Com modos emburrados e infantis, o rei voltou para o seu palácio, desanimado diante da recusa de Nabote.
III. APLICAÇÃO PESSOAL
Do latim "cupiditia". corruptela de "cupiditas" é o desejo imoderado de possuir. O cobiçoso é roído interiormente pela apetência de sempre ter mais. Eternamente insatisfeito, não tem escrúpulos quanto aos meios para saciar sua ambição desmedida. Não recua inclusive diante dos direitos alheios. É capaz de arruinar o próximo, sempre que, desta ruína, possa esperar algum proveito pessoal. A cobiça faz o homem infeliz não só o porque consome numa chama insaciável como porque nem lhe permite usufruir serenamente do que possui. A raiz latina originária de Cupido, o deus mitológico filho de Vênus, dá ao termo a conotação de uma certa volúpia em possuir.
Nunca a bíblia foi tão exata quanto nos nossos dias ao descrever o presente século como uma época produtora de homens amantes de si mesmos, egoístas, cobiçosos e de torpe ganância e, para ser exato, esse sentimento já invadiu a igreja, pelo que, todo aquele que quiser salvar-se dessa geração perversa (Atos 4.20) deve acatar o conselho de Paulo: "foge dessas coisas!" (1 Timóteo 6.11).
CONCLUSÃO
Existe uma guerra que se trava dentro de nós, só podemos nos manter vencedores se a cada dia, nos entregarmos a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BÍBLIA NVI; ARC, ARA.
PFEIFFER, Charles F.; HARRISON Everett F. Moody Bible Institute of Chicago. São Paulo: Editora Batista Regular, 1981.
TEXTOS BÍBLICOS CITADOS
1) 1 Reis 21.1-7; 2) Gálatas 5.17; 3)1 João 2:16; 4) Êxodo 20:17; 5) Lv. 25:23-28; 6) Nm. 36:7; 7) Atos 4.20; 8) 1 Timóteo 6.11.
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