ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

LIÇÃO 1 O LIVRO DE PROVÉRBIOS: UM CONVITE À SABEDORIA



No último trimestre de 2024, a Revista dos Jovens da Escola Dominical, editada pela CPAD, traz a temática Um Futuro Feliz e Seguro - Conselhos de Salomão no Livro de Provérbios: Um Convite à Sabedoria e às Promessas de Proteção, comentada pelo Pr. Marcelo Oliveira, chefe do Setor de Educação Cristã da CPAD e pastor auxiliar da AD em Augusto Vasconcelos, Rio de Janeiro.

Como bem destacado pelo autor, "Provérbios é o livro de sabedoria por excelência que aborda uma gama imensa de assuntos da vida prática. Por isso, trata-se de um livro de virtudes e, por que não dizer, de ética do ponto de vista da inspiração divina. É, no entanto, uma ética celestial em pleno contato com as questões terrenas."

Com efeito, Bruce K. Waltke (2011) destaca que "em um mundo bombardeado por clichês vazios, lemas triviais e mensagens ímpias, a expressão da verdadeira sabedoria está em falta nos dias de hoje."

Sem dúvida um conjunto de lições que nos impele a reflexão, pois que nunca foram para os jovens tempos tão desafiadores como estes que vivemos, tempos de ameaças constantes que se processam em nível da mente através dos muitos artifícios da pós-modernidade com ataques via os meios mais variados da tecnologia e das ideologias sorrateiras que atingem mentes vulneráveis até afastá-las do verdadeiro Deus. 

ADENSAMENTO TEOLÓGICO

A LXX apresenta o livro  todo como duas seções salomônicas, a primeira identificada como  “Provérbios de Salomão” (paroimiai Salōmōntos, 1.1) e a segunda como “os ensinos de Salomão” (hai paideiai Salōmōntos) copiados na corte de Ezequias, 25.1.

1 Provérbios [Liber Proverbiorum, livro que pertence ao grupo dos escritos sapienciais, ou literatura da sabedoria. Geralmente, esta literatura contém ensinamentos e escritos dos sábios israelitas (Ch ª kamin). Os sábios estão ligados a conselhos, o que nos leva a buscá-los entre aqueles que preencheram o papel de conselheiros em Israel¹]; de Salomão [indica que a Salomão foi atribuída a composição desse apanhado de conselhos que exaltam a busca da sabedoria (vide 1:1; 10:1; 25:1; e I Reis 4:32)], filho de David, rei de Israel.  

2 Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem as palavras da prudência;  

3 para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade;  

4 para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso;  

5 para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos;  

6 para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações. 

7 O temor do SENHOR é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

 20 A suprema Sabedoria altissonantemente clama de fora; pelas ruas levanta a sua voz.  

21 Nas encruzilhadas, no meio dos tumultos, clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras:  

22 Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento?  

23 Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu espírito e vos farei saber as minhas palavras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

¹ TATE JR., Marvin E. Comentário Bíblico Broadman. Vol. 5. Velho Testamento. Provérbios - Isaías. Rio de Janeiro; JUARP, 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário