ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LIVRO DO PROFETA NEEMIAS




NEEMIAS


I. O Texto
(Neemias 1:1) - AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev (dezembro), no ano vigésimo(decorridos vinte anos do reinado de Artaxexes I), estando eu em Susã, a fortaleza, (Neemias 1:2) - Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém. (Neemias 1:3) - E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.

II. O Contexto
De acordo com o Comentário Moody (2007), Artaxerxes I, o qual Neemias serviu como copeiro, era filho de Assuero (Xerxes), que tomou Ester por sua rainha. A Festa do Purim (Et. 9:20-32) foi instituída em 8 de março de 473 A.C., apenas oito anos antes de Artaxerxes I tornar-se rei.

O Livro de Neemias engloba um período de pelo menos vinte anos, desde dezembro de 445 A.C. até cerca de 425 A.C., quando Neemias retornou da Babilônia para eliminar em Jerusalém e na província os diversos males infiltrados durante sua ausência desde 432 A.C.

III. LIÇÕES PARA UMA LIDERANÇA CRISTÃ

As Lições Bíblicas CPAD deste trimestre (4º Trimestre de 2011) abordam com muita propriedade o tema Neemias - Integridade e coragem em tempos de crise, com o comentário do Pastor Elinaldo Renovato.

Primeiramente, urge conceituar a crise, não como algo destrutivo, mas sim, como uma oportunidade de superação. A crise faz parte da psicodinâmica da vida. E se existe a percepção da crise, significa que estou vivo e gozando das faculdades mentais que me habilitam a buscar possíveis saídas. Quando a crise mostra sua face significa que o momento decisivo chegou e que é hora de agir. À propósito Sander (1992) destaca algo extremamente oportuno nesta discussão:

"A conjuntura crítica não encontrou senão atores de segunda categoria no palco político, e o momento decisivo foi negligenciado porque os corajosos eram deficientes em poder, e os poderosos deficientes em sagacidade, coragem e resolução."[1] Em síntese, vivemos num mundo em crise crescente para se confirmar a palavra de Deus e nunca foi tão urgente a necessidades de líderes que não deixem o momento decisivo passar. Pelo jeito a Igreja não tem tem escapado a esta escassez de liderança competente.

As trágicas notícias sobre o estado de miséria em que Jerusalém estava mergulhada serviram para situar Neemias em relação ao grande problema que deveria ser enfrentado (Neemias 1.1-11). Ele resolveu abraçar essa questão começando pela oração. Uma oração sincera, de confissão, de entrega de propósitos. No capítulo 2.1-8, o pedido de Neemias é atendido prontamente pelo rei Artaxerxes e autorizado a subir a Jerusalém. Tem-se início, então, a contagem do tempo, previsto pelo profeta Daniel (Dn. 9.24-27) a respeito das setenta semanas, conforme nos lembra Moody (2002)[2]. Deus estava agindo por Israel no silêncio, e a Neemias incumbia a missão de dar o passo inicial. No livro do profeta Zacarias, cap. 1.14 , Deus diz: "Com grande empenho estou zelando por Jerusalém".

CARACTERÍSTICAS DA LIDERANÇA DE NEEMIAS

Neemias é o tipo de líder com propósito. No exército, comenta-se que em situação de guerra, os soldados esperam pela ordem do comandante. Por mais difícil que seja a situação, se a tropa deve se mover para a direita ou esquerda, manter-se na retaguarda ou avançar. Mas uma ordem deve ser dada, sem hesitar! Sem temer!

Ele não pensou duas vezes ao receber autorização do rei para avaliar a real situação (Neemias 2.9-20). Ao fazer o relatório do que tinha visto, seu cérebro conflituava com um turbilhão de idéias revolucionárias para mudar a situação. Ele começou, a partir de então, a estabelecer seus propósitos (Pv. 16.3).

Neemias é o tipo de líder organizacional. Uma pessoa que pretende fazer uma grande obra, desta forma, mudar situações, sair ou fazer sair de uma crise é preciso ter um senso organizacional. Jesus é o nosso maior exemplo (Lc. 14.28). O Mestre nos ensinou que devemos usar nossa razão para avaliar situações. Neemias se empenhou em ir in locu diagnosticar o tamanho do problema. O diagnóstico é o primeiro passo para se saber quais serão os passos seguintes a serem ordenados para se atingir um fim.

Neemias é o tipo de líder mobilizador. Um líder é sempre um formador de líderes. Um líder sozinho não é líder. Na Igreja há sempre figuras centralizadoras, que temem ser "deixadas" para trás por qualquer que apresente novas idéias. São figuras trancadas dentro de si, num mundo interior criadas para manter sua hegemonia.

A análise do livro de Neemias nos ensina que, como crentes devemos compreender o valor das pessoas, decifrá-las, sentir as sinergias. Salomão souber tirar ótimas lições desse aprendizado. Ele conquistava as pessoas mais difíceis, trazendo-as para somar. Resultado: tornou-se o homem mais rico do mundo e a grandeza do seu palácio ainda hoje é estudada. O rei de Tiro, antigo rival de seu pai, tornou-se o maior fornecedor da melhor madeira, os cedros do Líbano!

Neemias mobilizou as pessoas mais importantes que restaram em Jerusalém, começando com o sumo sacerdote, este mobilizou sua turma sacerdotal, líderes de tribos foram mobilizadas e assim, a obra começou de forma sistematizada, coordenada e eficiente.




___________
[1] Oswald Sander. Paul the Leader. Deerfield, Florida-EUA, 1992.
[2] Moody Bible Institute of Chicago, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário