ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O QUE É O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO

Lição 3
Texto Bíblico: Atos 2. 1-4, 7, 8.

A doutrina do batismo com o Espírito Santo é tão atual na Igreja como o foi nos dias de Pentecostes. Em Atos capítulo 2 temos a confirmação da profecia de Joel acerca do derramamento do Espírito Santo nos últimos dias.

O Batismo com o Espírito Santo não foi uma experiência exclusiva dos dias dos apóstolos. É uma bênção divina para todos aqueles que realmente experimentam o novo nascimento (Jo 3.5), e por isso, é uma doutrina bíblica que deve ser ensinada para toda a igreja (Mt 3.11; Mc 1.8; 16.17; Lc 3.16; Jo 1.33; At 1.5, 8; 2.4; 10.44-47; 11.15-16; 19.4-6; ICo 12.10, 28-30; 13.1).

Temos vários pontos extremados na doutrina do batismo com o Espírito Santo. Por exemplo, há aqueles que são tão extremados que chegam a garantir que "sem batismo" não há salvação. Outros, os chamados “cessacionistas” tentem negar o Batismo com Espírito Santo através da evidência inicial do falar em outras línguas, bem como sua atualidade para os dias hodiernos na igreja, podemos afirmar que as supostas “provas” apresentadas por eles, além de inconsistentes quanto à argumentação, são incompatíveis com a hermenêutica sagrada e desprovidas de fundamentos histórico-teológicos.

ATOS 2. Versículo 1º. "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar"

A festa do Pentecostes foi o cenário perfeito para o derramamento do Espírito Santo, porque em Jerusalém estavam reunidos judeus piedosos representantes de várias países. Um outro detalhe sem o qual o poder do Espírito é inviável: "estavam todos reunidos no mesmo lugar", concordemente. Num só espírito, numa só fé.

Versículo 2º ."E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados"

É de se notar que o elemento do mundo físico utilizado para explicar a ação sobrenatural da efusão do Espírito Santo é exatamente o som, como de um vento veemente e impetuoso. Algo sentido e experienciado por quem estava alí, no cenáculo, no apagar das luzes da festa, Deus através do Espírito cumpria neles sua promessa, frisada pelo Filho no Monte das Oliveiras.

Versículo 3º . "E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles"

Uma experiência sensorial que não se limita a sentir a veemência do som, mas ver: "foram vistas" por eles línguas repartidas, como que de fogo". Um outro elemento se junta ao anterior: o fogo, símbolo do movimento centenário pentecostal. Daí a expressão: batismo com o Espírito Santo e com fogo. O fogo que tem como fusão não-destrutiva, mas purificadora. É o fogo do Espírito que mantém a chama da pureza e verdade em nossos corações.

Versículo 4º . "E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem"

No longínquo Gênese vemos a Torre de Babel onde Deus confundiu completamente as línguas dos habitantes da Terra. No Pentecostes, Deus, através do Espírito fez com que os diferentes idiomas fosse plenamente compreendido por meio das línguas estranhas. Os cerca de 120 representantes de nações ouviram e viam-se dando glória a Deus e entendendo claramente o que se dizia, mesmo sabendo que os que falavam tais coisas não eram de suas naturalidades.

‘Glossolalia’ é um termo técnico freqüentemente utilizado para o falar em línguas; é uma forma combinada das palavras gregas lalia (‘discurso’, ‘fala’) e glossa (‘língua’, ‘linguagem’). O fenômeno de falar em línguas, ao contrário do vento e do fogo, é integral para os discípulos que são cheios do Espírito. ‘E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia a verbalização inspirada’ (PALMA, A. D. O Batismo no Espírito Santo e Com Fogo. Os Fundamentos Bíblicos e a Atualidade da Doutrina Pentecostal. 1.ed. RJ: CPAD, 2002, pp.61-63).

O batismo com o Espírito Santo, embora não seja garantia de salvação eterna, nem coeficiente de grau de santidade, é a capacitação do céu para se executar a obra do Reino de Deus com eficiência e sintonia espirituais. É a porte de entrada para os demais dons do Espírito Santo. Deve ser o desejo de todo aquele que crer em Jesus e em sua promessa.

Ao termino dessa aula, os alunos deverão ser capazes de: 1) Compreender o que significa o batismo com o Espírito Santo. 2) Explicar o fundamento bíblico e histórico do Batismo com o Espírito Santo. 3) Saber os objetivos do Batismo com o Espírito Santo.

Aos professores, boa aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário