ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

terça-feira, 5 de abril de 2011

O JUSTO E O ÍMPIO

"Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve" (Malaquias 3.18).

INTRODUÇÃO

O livro do Profeta Malaquias (Contexto pós-exílico, 450+ - a.C.) é o último do Antigo Testamento e, numa linguagem fervorosa, vibrante ele tem a honra de apresentar a Yeshua, o Cristo como o Sol da Justiça.

De todo que se pode apreender da profecia de Malaquias é que existe uma expectativa redentora para o justo e um fim catastrófico para todo o ímpio. E que Deus estabelece nas relações com os homens a diferença explícita entre estas duas categorias de pessoas, que vivem e convivem, coexistem conosco em nossos tempos pós-modernos, como existiram antes, muito antes e que continuarão a existir até que Jesus, como o Sol da Justiça venha definitivamente mudar esse estado de coisas e só os justos reinarão com Ele para sempre.

PRINCÍPIOS BÍBLICOS QUE DEPÕEM A FAVOR DO JUSTO

01. DEUS COMPRA A BRIGA DO JUSTO

"[12] O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes. [13] O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia. [14] Os ímpios puxaram da espada e armaram o arco, para derrubarem o pobre e necessitado, e para matarem os de reta conduta. [15] Porém a sua espada lhes entrará no coração, e os seus arcos se quebrarão. [16] Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. [17] Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o SENHOR sustém os justos (Salmos 37.12-17)

02. DEUS SE IDENTIFICA COM A CAUSA DO JUSTO

"[10] Torre forte é o nome do SENHOR; a ela correrá o justo, e estará em alto refúgio." (Provérbios 18.10) "[10] O justo se alegrará no SENHOR, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão" (Salmos 64.10); "[25] Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão" (Salmos 37.25).

03. DEUS SE ALEGRA NA ÉTICA DO JUSTO

"[22] Lança o teu cuidado sobre o SENHOR, e ele te susterá; não permitirá jamais que o justo seja abalado" (Salmos 55.22). "[28]O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más" (Provérbios 15.28).

CONCLUSÃO

A condição de justo é um legado, uma herança dada por Deus por meio do Filho Jesus. "Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus..." até o momento em que "o sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado" e aí passamos a ser declarados justos diante de Deus pelo sacrifício da cruz. Deus nos vê justos através de Cristo. "Justificados sois pela fé tendes paz com Deus". Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário