ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sexta-feira, 22 de abril de 2011

ESPÍRITO SANTO - AGENTE CAPACITADOR DA OBRA DE DEUS

Lição 4
Texto Bíblico: Lucas 24.46-49; Atos 1.4-8

TÓPICOS DA LIÇÃO

I. O Relacionamento do Espírito Santo com a humanidade
II. O Espírito Santo na vida do crentre
III. O Batismo com o Espírito Santo capacita-nos a fazer a obra de Deus

A palavra-chave desta lição é CAPACITAR. O Espírito Santo, habitando nos salvos é o agente capacitador que nos faz trabalhar na obra de Deus de forma eficiente. No sentido geral, nós temos a pessoa do Espírito Santo porque somos tabernáculo. Porém, quando chamados por Deus para um fim específico não podemos ir além daquilo que nos impõe nossas limitações, "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus", II Co 3:5. Quando habilitados pelo Espírito Santo, somos levados a uma dimensão espiritual que realmente faz a diferença, sem esforço próprio, sem forçar a barra, como quem querendo "ajudar" o Espírito Santo, de forma natural e com simplicidade Deus age poderosamente através do poder do Espírito, nós como vasos e Ele como o Oleiro, Aquele que diz como e quando devemos fazer algo em sua obra. "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" (II Co 4:7).

Nossa capacitação, como obra do Espírito Santo, não é algo estático, nem reservado apenas aos cultos pentecostais, nem coisa de festa, quando vem os pregadores cospe-fogo e chacoalha a igreja local e depois saímos da mesma forma que viemos ao culto. A obra do Espírito nos habilita, nos capacita para estarmos diariamente em sintonia com Ele, pronto para sermos usados por Deus em toda a boa obra. Para isto três pontos devem ser realçados:

1. A renovação é diária. O nosso corpo precisa diariamente de um renovo. Este exemplo denota a necessidade da vida espiritual ser conservada periodicamente. O cristão é responsável pela saúde espiritual, assim como o indivíduo é com a sua saúde física (2 Co 4.16).

2. A renovação é consciente e desejada. Precisamos, diariamente, fazer o seguinte questionamento: “Como a minha vida espiritual está?” (1 Co 11.28a). Esse tipo de indagação reflete uma vida cheia do Espírito Santo.

3. A renovação denota a ação do Espírito Santo. A renovação do Espírito Santo mantém o crente afastado das práticas que não glorificam a Deus. Trás aprofundamento na Palavra, renovando-o com poder e tornando-o sensível à direção do Santo Espírito (Is 30.21; At 16.6,7; 10.19).

Boa Aula.



Nenhum comentário:

Postar um comentário