ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MAIS PROFUNDO QUE O MAR




'The Mariana Trench' (A Fenda Mariana), localizada entre os mares do Japão e Filipinas, no Oceano Pacífico é o lugar mais profundo do planeta, medindo aproximadamente 2550 km por 69 km de largura! Haveria alguma maneira de uma pessoa chegar ao fundo desse abismo sinistro?

Bem, existe um ponto em algum lugar dessas profundezas chamada de profundidade Challenger a 36.000 pés, o equivalente a 11 quilômetros de profundidade, muito menos que isso, um corpo humano não resistiria à pressão intensa comprimindo seu corpo e estourando seus órgãos internos começando pelos pulmões!

Mas o impressionante de tudo isso é que a Bíblia Sagrada afirma que "nas tuas mãos [Deus] estão as profundezas da terra" (Salmos 95.4). Isso nos move a refletir quão profundo é o próprio Deus a ponto de conter em suas mãos as profundezas da terra.

Outra associação que podemos fazer é que as profundezas desse mar é lugar de esquecimento, sepultamento, quem adentrou jamais voltou, o que caiu ali nunca mais fora resgatado, por representar uma viagem sem retorno. No plano espiritual, a nossa situação diante de Deus é esta: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Romanos 3.23). Ser destituído é privar alguém de uma condição anterior. Ou seja, o Homem Adão tinha no Éden plena comunhão com o Criador, sendo participante da glória de Deus.

A honra e o privilégio eram tais que ele ouvia e se comunicava abertamente com Deus, "a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia" (Gêneses 3.8). Por haver ele desobedecido ao Criador, toda a humanidade ficou privada dessa glória, que seria restabelecida com o Messias, mediante o sacrifício por todos nós na cruz do Calvário.

A existência inteira clama por essa glória, porque existe, num lugar onde habitava a plenitude da comunhão com o Pai, um vazio tão profundo, frio, denso e escuro, os recônditos da alma, profundos como a Fenda Mariana, e inexplorável, a não ser que a pessoa abra essa coração para Deus e permita Sua visitação. "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Apocalipse 3.20).

É por essa razão que mesmo com todos os carnavais do mundo, bebidas fortes, drogas, promiscuidades, sempre haverá um desejo maior por uma sensação de plenitude que nunca atinge seu clímax. Há pessoas que dizem que já provou de tudo e voltou a estaca zero. Não há mais novidade até surgir uma droga mais forte e devastadora para se entrar num novo ciclo destruidor. Porque a plenitude de toda satisfação real está em Deus, essa lacuna só Deus, por meio do Filho Jesus, pode preencher satisfatoriamente! "Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância" (João 10.10); "E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça" (João 1.16).

Quando nos volvemos para Ele, desarmados de quaisquer empecilhos ideológicos, nos entregamos de coração Ele transporta-nos das trevas do abismo existencial para o Reino do Filho de seu amor, lugar de luz. Então toda a nossa vida passa a ser iluminada, irradiando brilho por onde quer que andarmos. Mas o melhor de tudo: o que retorna para as profundezas mesmo são os nossos pecados! "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar." (Miquéias 7:18-19).

Psicólogo e Evangelista João B Nunes.




Um comentário:

  1. Que merda... é um texto religioso... e eu aqui buscando dados cientificos....

    ResponderExcluir