ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA NA IGREJA

Lição 6.

A lição CPAD deste domingo versa sobre a importância da disciplina na Igreja com base no texto de Atos dos Apóstolos, capítulo 5.1-11. O enunciado bíblico mostra um episódio acontecido no início da Igreja. Um homem que se tornou importante discípulo, por nome Barnabé, vendeu sua propriedade e trazendo o dinheiro, depositou-o aos pés dos apóstolos. Isso não foi, nem nunca será base doutrinária focada nos recursos das pessoas, como se Deus fosse um explorador de almas. Mas, pelo mover do Espírito Santo, as pessoas se desprendiam daquilo que era seu e dividiam entre eles, segundo as suas necessidades. "E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns" (At 4.32).

No mesmo capítulo 4, versículos 36 e 37, há o registro de José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que traduzido quer dizer "filho da consolação". Ele, que era levita, morador da cidade de Chipre, vendeu sua propriedade, trouxe o dinheiro e depositou aos pés dos apóstolos. Esse ato deve ter sido impressionante a vista de todos. Barnabé, talvez já havia dado demonstrações generosas de seu espírito solidário a ponto de os apóstolos passarem a chamá-lo de "filho da consolação". O apóstolo Paulo, tempos mais tarde asseverou: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber" (At. 20.35).

Logo, não demorou muito para que a atenção dos holofotes se voltasse para Barnabé. Não digo aqui que ele se tornou famoso ou que precisasse de holofotes para ser aceito. Mas quando alguém se levanta na Igreja sendo generoso demais, os olhos de todos se voltam para tal pessoa. Nesse caso, os olhos de Ananias. O texto do capítulo 5 inicia com um tom de estranheza ao referir-se a um "certo homem chamado Ananias". O que pode indicar que o tal não era alguém influente entre os apóstolos. Ele com sua mulher Safira, venderam uma propriedade.

Desse ponto em diante vemos claramente o espírito do secularismo já atuando na Igreja recém inaugurada por Jesus. O secularismo se preocupa com apresentações pomposas, é afeita as impressões pessoais, quer estar no centro das atenções. E os ingredientes do secularismo são conhecidos, a mentira, a simulação, o engano, tudo para alimentar as aparências.

Ele reteve parte do dinheiro e trouxe aos apóstolos com ares de quem estava entregando tudo que tinha, talvez para ter a mesma notoriedade que teve Barnabé.

"Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram" (At. 5.3-5).

A esposa de Ananias, sentindo sua falta, tendo decorrido um espaço de quase três horas, veio com o mesmo argumento que seu marido. E teve o mesmo fim. Caiu morta diante de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário