ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

terça-feira, 16 de outubro de 2012

OSEIAS – A FIDELIDADE NO RELACIONAMENTO COM DEUS


TEXTO ÁUREO: “Porque estou zeloso (essa expressão pode ser mais bem traduzida assim: estou empenhado com intenso desejo), de vós com zelo de Deus (Êxodo 34.14: “pois o SENHOR, cujo nome é Zeloso, é Deus zeloso”); porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.” (2 Co. 11.2).

O Apostolo Paulo afirma nesse versículo que está dedicado com diligência no preparo dos crentes de Corinto para apresentá-los a Cristo com a pureza de uma virgem a um marido, Cristo. Fidelidade e pureza se constitui nas características da Igreja, a noiva do Cordeiro.

VERDADE PRÁTICA: O casamento de Oseias ilustra a infidelidade de Israel e mostra a sublimidade do amor de Deus. Oseias, o profeta do amor eterno, é usado por Deus como um canal transmissor dos sentimentos do Senhor em relação a Israel. Este, infiel e desviado, precisava ouvir uma mensagem do amor transformador de Deus através da vida submissa de Oseias.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Oseias 1.1,2;2.14-17,19,20.
(1.1,2) A palavra do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel. Quando o Senhor falou no princípio por Oséias, disse o Senhor a Oséias: Vai, toma por esposa uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, apartando-se do Senhor.

Durante os 40 anos em que esteve exercendo o ministério profético, Oseias presenciou um dos momentos mais críticos da vida espiritual de Israel, prostituído e insensível a aliança do Senhor.

A mulher de prostituições com quem Oseias iria se casar por ordem de Deus era protagonista de um cenário familiar montado por Deus para ilustrar a situação exata em que Israel se encontrava seguindo outros deuses, uma situação de apostasia completa. Apesar disso, Deus não desistiu de Israel e mostra seu amor não correspondido através do casamento de Oseias.

(2.14-17) Portanto, eis que eu a atrairei (Deus atrai com laços de amor sincero e fiel, diferente da ilusão dos deuses do mundo que atrai pelo engano e mentira; Cf.: cap. 11.4), e a levarei para o deserto (Deus trata conosco de forma particular, dispensando plena atenção), e lhe falarei ao coração (Deus fala diretamente em nossa fonte do conhecimento e ternura, o coração). E lhe darei as suas vinhas dali, e o vale de Acor por porta de esperança; e ali responderá, como nos dias da sua mocidade, e como no dia em que subiu da terra do Egito.

Um comentário:

  1. Janio

    Obrigado pelo subsidio que muito me ajudou na compreensão do texto. A paz.

    ResponderExcluir