ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

JOEL - O DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO


TEXTO ÁUREO: "De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis"(At. 2.33).

VERDADE PRÁTICA: Deus é infinitamente poderoso para hoje derramar sobre nós o seu Espírito como um rio transbordante, assim como fez no passado.

LEITURA BIBLICA: JOEL 1: 1; 2: 28-32.

INTRODUÇÃO:

O segundo livro do conjunto dos 12 profetas é o livro de Joel, embora, este tenha sido o primeiro desse grupo, notabilizou-se pelo conteúdo profético singular e - até então - , inédito para a visão e compreensão de seus contemporâneos: o derramamento do Espírito Santo.

(Capítulo 1, versículo 1) "Palavra do Senhor, que foi dirigida a Joel, filho de Petuel." Quem foi Joel, cujo nome significa Jeová é Deus? Pouco ou quase nada sabemos. Alguém ligado ao templo, provavelmente. É bastante saber que era profeta e a "palavra do Senhor foi dirigida" a ele.

(Capítulo 2. 28,29).28. "Acontecerá depois" (Aqui Joel dá um mergulho num futuro que havia de vir) que "derramarei" (Verbo derramar empregado no sentido, tal como destacou Calvino, de 'grande abundância' de poder transformador) o meu "Espírito sobre" (Uma efusão jamais vista, em grande escala. Não limitada a pessoas e classes, não de forma  esporádica, mas permanente. Como bem destacou Moody: "Um poder invisível para o qual revertem todas as ações externas, e que concedeu aos heróis de Israel energia guerreira, cf. Jz. 3.10; 11.29; poder profético em sua forma mais elevada como também da forma mais simples, 1 Sm. 10.6; 10; 19.20; Is. 61.1") toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões (Joel foi extraordinariamente além do que se esperava, ele antevê o derramamento do Espírito na dispensação Messiânica, cf. Ez. 39.29; Zc. 12.10. Não apenas a Israel, nem somente em Jerusalém, mas num plano abrangente e universal, a terra se encheria da glória e do poder do Espírito Santo e isto começou a acontecer no século primeiro, Atos 2-4 e continuará até que essa profecia se cumpra plenamente);
29 "e também" (destaca-se a quebra de exclusividade, e distinção de ordem ritualística e de qualquer outra natureza, cf. Atos 2.38-39.)  sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário