ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

domingo, 22 de janeiro de 2012

ELE SERÁ COMO ÁRVORE JUNTO A RIBEIROS

"Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará" (Salmos 1.3).

Vejo-me refletindo sobre esse versículo do salmo primeiro. Uma oração condicionada a uma postura comportamental, que se traduz pelo ideal de uma vida plena de felicidade, simbolicamente descrita na figura de uma árvore. Há uma lei que rege o dinamismo que gera essa felicidade. É a lei da justa retribuição. Quando a gente se dispõe a buscar o conhecimento da palavra de Deus, debruçando-se com humildade e constância, um horizonte se abre diante de nós. Logo descobrimos que o prazer de Deus, nosso Criador é tornar-nos felizes, bem aventurados. E tudo começa pela ética cristã: 1) não andar segundo o conselho dos ímpios; 2) não se assentar na roda dos escarnecedores; e, 3) não se deter no caminho dos pecadores.

Se atentarmos para o que a palavra diz descobrimos que não precisamos absorver essas influências destacadas acima, como que para manter uma vida social fosse preciso nos submeter a pessoas e coisas que nos afastam de Deus e sua palavra. Pelo contrário! A pessoa que medita na palavra de Deus com prazer, como uma árvore plantada junto a ribeiros de água, uma fonte de vida brota do seu interior. O salmo 104, versículo 16 está escrito que as árvores que o Senhor plantou fartam-se de seiva. Assim é a pessoa que rege a sua vida pela palavra de Deus, é cheia de vida transbordante. Tem raízes. Sabe a que Deus pertence. Tem segredo com Deus e Deus com ele. É como a árvore, frondosa, abençoa a quem estiver por perto. O impio não tem esse dom. É por isso que deve ser preterido em benefício da palavra de Deus.

A pessoa que segue essa receita de vitória não se preocupa com dias maus, nem com crise econômica, nem com quaisquer outras coisas abaladoras, porque a seu tempo produzirá frutos. Suas folhas nunca cairão e tudo quanto fizer prosperará.

Enquanto os impios pela sua frivolidade, passam como a moinha que o vento espalha, as pessoas que observam os preceitos do Senhor e guardam seus mandamentos sempre permanecerão, frutíferos e prósperos. A palavra nos mostra quem é o impio: é aquele que embora diga ser amigo, no fundo... Trama contra você pelas costas: "O ímpio maquina contra o justo, e contra ele range os dentes" (Salmos 37:12); Arma ciladas procurando acabar com sua vida: "O ímpio espreita ao justo, e procura matá-lo" (Salmos 37:32); Não tem ética, é corrupto e corruptor: "O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça" (Provérbios 17:23); o fim do ímpio é conhecido pelo Senhor: "Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; olharás para o seu lugar, e não aparecerá" (Salmos 37:10).

Em dias exigentes como os nossos, nessa pós-modernidade fria, de relações sociais superficiais e desumanas, precisamos aprender com essa salmo e buscar assumir essa postura comportamental de sucesso e prosperidade a partir de uma relacionamento mais próximo com Deus e sua palavra. A vida realmente próspera e feliz só é possível através da adoção dessa e prática dessa postura.

Que a benção do Senhor e salvador Jesus Cristo esteja com você e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário