ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O PROJETO ORIGINAL DO REINO DE DEUS

Lição 1.

TEXTO ÁUREO: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33). Interessante o que nos fala Moody a respeito dessa passagem bíblica. Ele afirma que "os ouvintes de Cristo, que já se declararam às ordens do Rei, devem continuar buscando o Reino, concentrando-se nos valores espirituais e colocando toda a sua confiança em Deus que conhece suas necessidades temporais suprirá o que for necessário. Kretzmann Comentary diz que o emprego dessa expressão está no sentido de "colocar todo o coração na conquista do Reino de Deus".

VERDADE PRÁTICA: O Reino de Deus consiste numa vida de amor, justiça, devoção, paz e alegria no Espírito Santo.

O Reino de Deus estabelece um padrão de vida sadia cujos valores se chocam com o estilo mundano. Enquanto o mundo se afunda numa atmosfera neurotizante, respirando violências em todos os níveis, Deus convoca os súditos do Reino para desfrutarem as delícias de Seu cuidado sempiterno. É vida de amor e paz, de justiça, de alegria no Espírito Santo. Ao nascer de uma novo dia, o crente se renova, sob o poder do Reino.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Marcos 4.1-3, 10-12; Lucas 17. 20,21.

(Marcos 4:1) - "E OUTRA vez começou a ensinar junto do mar [o método de ensino de Jesus, sempre foi estratégico, abrangente, eficaz. Isso era intrigante, pois os mestres de Israel jamais teriam essa visão pedagógica], e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar [o bom ensinador, além do conteúdo que transmite, ele cria sinergia entre as pessoas. Há mestres que, pela sabedoria e carisma, podemos ficar longas horas nos deleitando em ouvi-los]. (2) - E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas [o recurso da parábola, narrativa elegórica rica em símbolos, foi e é, um estilo de ensino utilizado largamente por Jesus para, ora revelar, ora deixar em oculto o que se pretendia a cerca de determinado assunto], e lhes dizia na sua doutrina: (3) - Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. (10) - E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola. (11) - E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus [(Mateus 11:25) - Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.], mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, (12) - Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. [Os mistérios não são ensinos democráticos, aberto para todo mundo. Não privilégios concedidos a uns e ocultos a outros: (Salmos 25:14) - O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança].

(Lucas 17:20) - E, interrogado pelos fariseus [os ensinos de Jesus eram acompanhados de perto por esse segmento judaico, e nesse ponto, não deixou de criar uma certa expectativa curiosa] sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior. (21) - Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Estão corretos os teólogos triunfalistas ao afirmarem que somos súditos do Reino de Deus e como tais, temos todos os privilégios conquistados por Cristo e seu Reino. Não somos qualquer um, temos um Rei que é campeão invicto e nos garante vitória plena. Eles só carecem de dar também ênfase ao fato de que como súditos do reino, temos responsabilidades a cumprir. Algumas verdades inequívocas a respeito do Reino de Deus:

1) Tem canto marcado para o fiel - Mt 20.21-23;
2) O critério dos súditos é sem acepção de pessoas - Mt 21.31;
3) O Reino é herança do Pai aos benditos - Mt.25.34;
4) É lugar de reencontro definitivo com o Rei - Mt 26.29.




Nenhum comentário:

Postar um comentário