ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sábado, 14 de maio de 2011

OS DONS DE PODER


Lição 7

Texto Bíblico: Atos 8.5-8; 1Coríntios 12.4-10.

Verdade Prática:

Através da operação de sinais e prodígios, pelo poder do ESPÍRITO SANTO, o Senhor JESUS confirma a ação evangelizadora e missionária da Igreja no mundo.

Introdução:

Neste domingo, a grande maioria das Igrejas Assembléias de Deus e demais denominações que utilizam as Lições Bíblicas CPAD estarão discorrendo nas classes de jovens e adultos sobre a segunda etapa do estudo das classificações dos dons, e nesta oportunidade o tema será dons de poder.

Devo admitir que fiquei particularmente surpreso ao assistir uma entrevista com um certo advogado, jovem, aparentando ser bastante devoto do romanismo, que tornou-se destaque no Brasil ao afirmar que tem o dom da palavra da sabedoria e do conhecimento, e que ele não apenas ouve como fala com Nossa Senhora, a Peregrina, a qual lhe transmite várias instruções aos fiéis, do mesmo modus operandi com que as igrejas pentecostais o fazem, tendo a evocação exclusiva do Espírito Santo por meio de Jesus, o único mediador entre Deus e os homens "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" (1 Tm 2.5).

Surpreso, por constatar que o conhecimento técnico dos textos bíblicos utilizados por ele são precisos e pontuais do ponto de vista da exegese bíblica, coisa de envergonhar a muitos pregadores de nossos púlpitos que não se esforçam para mergulhar no profundo da palavra de Deus, então, eis a pergunta: Podem os Dons do Espírito Santo atuar na vida de alguém ou de uma instituição que se denomine igreja com a evocação de outro nome senão o nome de Jesus?

A bíblia não nos deixa a menor dúvida. Primeiro, porque o nome de Jesus está acima de quaisquer outros nomes: "Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre [que está acima de] todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2.9-11). Segundo, porque foi Jesus quem conquistou a nossa eterna salvação na Cruz do Calvário: "E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5.9). Terceiro, porque foi Jesus quem enviou o Espírito Santo para habitar apenas e exclusivamente na vida dos que obedecem a palavra de Deus: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" (João 14. 16-17); "E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem"(Atos 5.32).

A fora isto, a experiência pentecostal mostra que só é possível receber os dons do Espírito Santo se passar pela experiência do novo nascimento e do batismo com o Espírito, isto é, a experiência do falar em línguas (Atos 2). É claro que nenhuma dessas experiências podem ser validadas pela Bíblia se a pessoa não receber a Cristo como único e suficiente salvador: "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Romanos 10.9-10); "Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador. Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna (Tito 3. 5-7).

Então, o que realmente ocorre alí, no meio romanista: Além das estratégias nascidas no Período da Contra-Reforma, e do fracasso total e escandaloso da Santa Inquisição que perseguiu, prendeu, torturou e matou milhares dos verdadeiros cristãos nos séculos XVI-XVIII, descobriu-se que a melhor investida para se conter o avanço da Igreja seria abraçar os fenômenos espirituais que tanto combateram por centenas de anos.

E qual a origem desses fenômenos que eles, ancorados na Bíblia, afirmam ser dons espirituais? São fenômenos mentais naturais que encontram explicação tanto na psicologia e psicanálise quanto na psiquiatria. Os que dizem ser portadores de tais dons muitas vezes são pessoas de idoneidade moral exemplar, pessoas das comunidades, profissionais liberais etc. , e que foram instruídas por uma instância maior clerical, levadas a pensarem e agir como que possuídas do poder sobrenatural do Espírito Santo. Mentes predispostas.

É claro que, naquele meio, como no nosso, há indivíduos hábeis na arte da manipulação, que dizendo-se ou fazendo-se entender como "profetas e profetizas exclusivas" atraem para si os holofotes da grande massa que vê num Deus imediatista a solução de seus problemas urgentes, sem que para isso, tenhamos que nos apresentar perante Ele em santidade e retidão, e lhe Prestar obediência à Sua Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário