ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

quarta-feira, 2 de junho de 2010

ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA


Lição 9/30 de maio de 2010

Texto Áureo: “Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos” (Jô 14.7)

Leitura Bíblica em Classe: Jeremias 30.7-11

7 – Ah! Porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! E é tempo de angústia de Jacó; ele, porém, será salvo dela.

O tom é de lamentação: “Ah! Porque aquele dia é tão grande...”. Uma lamentação que aponta para fatos que já se passaram na História de Israel, que estão se cumprindo e que ainda há de se cumprir. Em Apocalipse, 1, versículo 3 está escrito: “Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo”. O profeta Obadias afirmou: “Porque o dia do Senhor está perto...” (versículo 15). Expressão que, segundo nota de rodapé da Bíblia Plenitude, significa o advento de “um tempo na história da humanidade em que Deus intervirá diretamente para trazer salvação a seu povo e castigo aos rebeldes”.

Entretanto, continua a nota explicativa: No tempo dos profetas, ele foi revelado por acontecimentos tais como a invasão de Israel por poderes estrangeiros (Amós), a temerosa praga de gafanhotos (Joel) e o retorno dos israelitas exilados no cativeiro (Esdras, Neemias).

O profeta Daniel anteviu esse Dia: “Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo, livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro”, cap. 12.1.

Ainda no versículo 7, uma ênfase característica desse Dia: "não houve outro semelhante...", mesmo que em contextos diferentes, profecias apontassem o dia do Senhor como sinônimo de juízo de Deus sobre algum período de tempo, esse Dia a que se refere o profeta Jeremias é um dia singular, sem igual e que aponta para o tempo do fim. Mas quando chegasse esse tempo final, Jacó seria salva de tamanha angústia a qual nunca houve e como aquela, jamais haverá.

8 - Porque será naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, que eu quebrarei o seu jugo de sobre o teu pescoço, e quebrarei os teus grilhões; e nunca mais se servirão dele os estrangeiros.

O que representará aquele grande e terrível dia do Senhor para Israel? A árvore cortada ainda mantém suas raízes. Ela produzirá ao seu tempo renovos que brotarão. A esperança de Israel é que existe alguém em algum lugar do infinito céu que um dia exclamou: "Com grande empenho estou zelando por Jerusalém e por Sião!" (Zacarias 2.14). Esse sim, será o dia da restituição de que falou o Profeta Joel, no capítulo 2, versículos 25-27: "E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado". Quem garantiu isto foi o Redentor de Israel! Jeová é o seu nome.

Esse não será apenas o Grande Dia do livramento de Israel em face do ataque das nações, comandadas por Gogue que representa em Ezequiel capítulo 38 um líder que irá incitar e capitanear os povos contra Israel nesses últimos dias. Esse terrível dia do Senhor, representará a emancipação definitiva de Israel das ameaças das nações. Será o momento em que o jugo e os grilhões serão quebrados definitivamente, e o tempo da servidão se extinguirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário