ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sábado, 20 de março de 2010

SUBSIDIO LIÇÃO 12: VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR

A MINHA GRAÇA TE BASTA

É impressionante como as experiências espirituais de Paulo se fazem acompanhar por sofrimentos nas mais diversas ordens.

"E para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. A cerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça de basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas perseguições, nas angustias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte." (2 Coríntios 12. 7-10).

Primeiro do que tudo, gostaria de acalmar os ânimos dos psicologos e psicanalistas de plantão, dizendo que Paulo não era nenhum magalomaníaco masoquista, ou seja, alguém com mania patológica de grandeza, que sente prazer no próprio sofrimento. Não é o caso. Dito isto, podemos tentar nos aprofundar no texto supra citado, embora reconheçamos que não seja tarefa fácil como bem reconhecia o Apostolo Pedro ao dizer: "Falando disto, como em todas as epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender..." (2 Pedro 3.16).

Notadamente Paulo foi estranhamente reticente quanto a que tipo de espinho se referia, se era algo em nível mental, ou se era na área fisica, o fato é que as revelações teria sido tão profundas que Deus sabia que isso poderia insuflar o ego do Apóstolo e poria em risco sua missão. Então fez com que o espinho na carne surtisse um efeito de ponto de equilíbrio para que ele não se exaltasse ou se deixasse ser objeto de exaltação. Somos gratos a Deus por usar Paulo para nos ensinar um importante princípio: "a graça de Deus nos basta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário