ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

segunda-feira, 22 de março de 2010

SOLENES ADVERTÊNCIAS PASTORAIS LIÇÃO 13


Lição de 28 de março de 2010

TEXTO BÍBLICO: 2 Coríntios 12.19-21;13.5,8-11

Texto Áureo:
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos." (2 Co 13.5a)

Verdade Prática:
Uma das responsabilidades pastorais é disciplinar a igreja com amor, a fim de que esta desenvolva-se espiritualmente sadia.


INTRODUÇÃO
Palavras chaves: autoexame, disciplina na igreja


Enfim, chegamos à última lição, onde estivemos discorrendo sobre os princípios de liderança cristã presentes na vida e obra do apostolo dos gentios.

Um dos aspectos mais difíceis da liderança cristã, da administração pastoral é a disciplina. Mas uma vez, é oportuno citar o que um dos brilhantes expositores da biografia paulina falou: "Uma das responsabilidades desagradáveis do dirigente cristão é a de exercer uma disciplina piedosa. Se os padrões bíblicos e um sadio tom moral e espiritual devem se mantidos numa igreja ou em qualquer organização cristã, às será necessario uma disciplina amoravel e restauradora. É este especialmente o caso em se tratando de erros doutrinários ou falhas morais. Em suas cartas, Paulo exorta quanto ao exercício da disciplina e ele mesmo dá o exemplo." (SANDER, J. Oswald. in Paulo, o lider. Uma visão para a liderança cristã hodierna. Ed. Vida, SP: 1992).

I. PREOCUPAÇÕES PASTORAIS DE PAULO (12.19-21)

1.1 Defender seu apostolado em Cristo (v.19)
O versículo 19 é enfatico, direto e objetivo quando vem arguir, censurando a postura dos corintios como se a razão fundamental que ligara Paulo àquela igreja tivesse sido outra que não a edificação espiritual da mesma. "Falamos em Cristo, perante Deus, e tudo isto, ó amados, para vossa edificação." Que eles não esperassem outra postura de Paulo diante de tudo que estava patente na igreja. Esse é o desafio da ação pastoral: ser amavel e de entranhavel afeto, mas na hora da disciplina, ser - piedosamente - inflexível. "Mas se estás sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos e não filhos..." (Hb 12.8); "Eu [Jesus] repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso e arrepende-te." (Apocalipse 3.19).

1.2 O temor de Paulo em relação à igreja de Corinto (v.20)
"Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereriaeis, e que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos..."(v.20). Essas falhas presentes na igreja de Corinto, objeto da preocupação de Paulo, eram sintomáticas e crônicas a ponto de, sem disciplina, comprometer todo o rebanho. São os sintomas do ego inflado de alguns que "se afastaram da simplicidade que há em Cristo" (2 Co 11.3). Paulo, como um lider comprometido com a palavra de Deus não poderia negligenciar o momento decisivo para usar de sua autoridade de forma incisiva.

1.3 A situação da igreja de Continto (v.20,21)
CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário