ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

quinta-feira, 10 de junho de 2021

O GRUPO DOS DOZE

TEXTO: LUCAS 6.12-16

Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar e passou a noite orando a Deus. E quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles aos quais deu também o nome de apóstolos. Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro; e André seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu e Simão chamado Zelote; Judas, filho de Tiago e Judas Iscariotes, que se tornou o traidor.

No versículo 12, a expressão "naqueles dias" demarcam a fase inicial do ministério terreno de Jesus, naturalmente quando após ter sido batizado por João, nas águas do Rio Jordão. Ele principiou sua missão pregando o evangelho do Reino, especialmente na Galiléia marítima e não demorou para que os milagres e sinais extraordinários atraíssem muitos discípulos. 

Ainda no versículo 12, há uma noção clara de estreito relacionamento que o Mestre tinha com o Pai utilizando como canal de comunicação a oração. O texto destaca que Jesus "retirou-se para o monte a fim de orar", e que "passou a noite orando a Deus."

Orar incessantemente a noite inteira, muitas vezes tendo percorrido longas jornadas durante o dia, sob sol inclemente pareceria um esforço a mais a um corpo cansado, que necessitava de uma boa noite do sono dos justos. Mas, nosso Salvador nutria-se do conforto e fortaleza na presença do Pai, tendo suas energias recobradas nas horas e horas de diálogo, em secreto com Deus.

A oração não era um exercício enfadonho, com meras repetições que colocassem a mente no automático! Era o momento da contemplação, da conversa do filho com o Pai, de onde saía a força e sabedoria para vencer os desafios de cada dia.

No versículo 13, o dinamismo do texto aponta para um novo dia, o amanhecer que surge com uma tomada de decisão: Ele chamou seus discípulos e escolheu dentre eles doze, designando-os, "deu-lhes o nome de apóstolos.

No versículo 14, tem-se a identificação dos doze: "Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro e André seu irmão; Tiago e João, Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Judas, filho de Tiago; Simão, o Zelote; Judas Iscariotes, que se tornou traidor."

No evangelho de São Marcos, capítulo 16, versículos 15 ao 18, está escrito:

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer, porém, será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem, em meu nome expedirão demônios, falarão novas línguas, pegaram em serpentes; e se tiverem bebido alguma coisa mortífera, não lhe fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos e os curarão."


João B Nunes
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário