ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

MIQUEIAS - A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA

 INTRODUÇÃO

A profecia de Miquéias recebe o seu título do nome do próprio profeta. O nome Mîkâ (LXX, Micaías; Vulg., Miquéias) é uma abreviação de Mîkayâ. O profeta é chamado por este último nome completo em Jr. 26:18. A forma original e mais completa é Mîkayâhû, que significa, "Quem é Jeová?" Esta forma mais completa era o nome de um príncipe em II Cr. 17:7. É usado para homens e mulheres indistintamente e geralmente é abreviado. Yahu é uma forma antiga do nome do Deus de Israel, geralmente traduzido para "Jeová" (Êx. 6:3; Sl. 83:18; Is. 12:2; 26:4).


O nome do profeta, como ode outros profetas, Elias, Eliseu, Oséias, Joel, Obadias e outros, é detalhe importante. Tais nomes, junto com o nome de Deus ou de Jeová, indicavam a atitude de submissão do profeta para com o verdadeiro Deus e, no caso de Miquéias, era um desafio aos pecadores e falsos profetas.

A mensagem de Miquéias permanece tão atual quanto quando foi escrita. Atual porque vivemos um cristianismo com sérios problemas de identidade. Um cristianismo em crise, que se perde com ritos e movimentos espontâneos que extravasam emoções, porém, desprovidos da verdadeira adoração. Há, como bem frisou o Pastor Silas Malafaia uma supervalorização de capacidades e não de caráter. Para adorar a Deus é preciso ter caráter de adorador, justo, integro e sincero. Senão vejamos:

Israel com uma postura espiritual duvidosa interpela a Deus sobre a forma como viria a se apresentar diante de Sua majestade gloriosa:

1) Com sacrifícios de bezerros costumeiros? (v. 6).
2) Com uma quantidade extraordinária de sacrifícios, "milhares de carneiros" ou "dez mil ribeiros de azeite?" (v. 7).
3) Com sacrifícios tão extraordinários como a violação da lei de Moisés mediante o oferecimento dos primogênitos? (v. 7b; cons. Dt. 12:29-31; II Reis 3:27; Jz. 11:30-40).

Se a salvação pudesse ser assim comprada, por meio do oferecimento de bens materiais em propiciação pelo pecado, toda a humanidade estaria lutando pela salvação. Mas a verdadeira salvação é uma submissão de espírito. Israel se esquecera da lei da redenção dos primogênitos (Êx. 13:12,13) e da experiência de Abraão (Gn. 22).

Mas o versículo 8 dá uma síntese do que é que Deus exige de seus verdadeiros adoradores. O que Jeová exige aplica-se a todos os homens em todos os tempos, perpétua e imutavelmente.

1) Que pratiques a justiça. Isto é, que vivas corretamente em relação ao seu próximo na sociedade, na política e nos negócios.
2) Que ames a misericórdia. Isto é, que exibas aquela qualidade de benevolência incessante que se observa em Jeová e vem dEle.
3) Que andes humildemente com o teu Deus. Isto é, que tenhas humildade e devoção para com Deus através da fé. Tais sacrifícios – de atitudes corretas e caráter honesto – são aceitáveis a Jeová.


Nenhum comentário:

Postar um comentário