ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O MINISTERIO DA RECONCILIAÇÃO


Reconciliar é fazer com que as partes litigantes (luta, peleja, demanda, contenda)voltem, mudem (gr:katallassõ), reatem (Latim: reconciliatio)seu estado anterior, que é o de paz. O Homem, gênero, ao ter rompido com Deus através do pecado, teve duas consequências terriveis: o rompimento da comunhão com Deus. "Todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus" (Rm 3.23); e o banimento da presença de Deus. "O salário do pecado é a morte..." (Rm 6.23).
Esse foi o legado que a humanidade recebeu de Adão segundo a carne (1 Tm 2.14). "No entanto, a morte reinou desde Adão até Moises, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança de Adão..." (Rm 5.14). Sendo com isto, impossível que o Homem atraves de ses proprios meios e iniciativa pudesse reatar sua comunhão com o Criador.
Em 1ª Coríntios, capitulo XV, versiculos 45 em diante, o Apostolo Paulo faz o paralelo diferenciador quanto ao efeito, Adão terreno, e o "Adão celeste", o espiritual. O primeiro trouxe-nos a morte; mas o segundo, como Senhor e Deus, trouxe-nos o espírito vivificador.
Foi através de sua obra salvífica que ele nos resgatou e nos comissionou para sermos ministros de um novo testamento (2 Co. 3.6), dando-nos Ele mesmo, o ministério da reconciliação (2 Co 5.18), instrumentalizando-nos com a palavra da reconciliação (2 Co 5.19). Logo, eu, você, todos os que um dia foram chamados por Deus, através de Cristo, temos esse ministério que consiste em programar em todo tempo, em todo lugar, a obra expiatoria de Jesus, sendo impelidos, controlados, constragidos pelo seu amor (2 Co 5.14).
"Ele derramou sua alma na morte" (Is. 53.12), esta é a expressão usado pelo profeta Isaias, muito tempo antes dEle vir a este mundo com um proposito definido: "buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19.10). Para isto Ele deveria tomar o meu e o seu lugar na Cruz. Quando dizemos que sua morte é expiatória estamos falando de uma pena substitutiva, morte vicária, onde a vítima do sacrifio era oferecida no altar do holocausto para expiar, remir da culpa o pecador. Cristo se ofereceu voluntariamente para nos reconciliar com Deus. Este é o conteúdo daquilo que devemos proclamar. Este é o ministério da reconciliação.